terça-feira, 13 de março de 2012

Afinal de contas, salto alto faz mal à saúde?

 

saltos

Se você é dessas que nem gostam de pensar em rasteirinhas ou sente arrepios quando pensa em um chinelinho sem nenhum glamour, preste atenção: o salto alto pode sim deformar o pé, criar joaetes, atrofiar a musculatura das panturrilhas e causar dores horríveis na coluna.

Isso porque todo o peso do corpo fica concentrado na área do dedão, que acaba lesionado. E especialistas advertem que tanto faz se for um salto de 3 ou 10 cm, o estrago geralmente é o mesmo.

Mas então, como é que nós podemos cuidar da saúde sem ter que abandonar nossos queridinhos que nos levam às alturas?

Escolha o salto certo

salto meia pata

Algo que ajuda muito são as plataformas e meia-patas. Elas ajudam na redistribuição do peso sobre os pés, diminuindo os efeitos nocivos da inclinação do calcanhar. Assim dá até pra usar saltos agulhas sem perder o charme!

Outro aliado são os saltos quadrados e/ou mais largos. Você poderá perceber que eles são muito mais confortáveis do que os finos, já que oferecem maior sustentação e equilíbrio.

salto quadrado

Na hora de comprar um sapato, é bom reservar um centímetro entre a ponta e seu dedão, para permitir o movimento durante o andar, evitando a sensação de sapato apertado que pode gerar unhas encravadas.

Bom senso é fundamental

Se você arrasou na noite passada em cima de um salto 15, então na manhã seguinte é melhor ir trabalhar com uma sapatilha, um tênis, ou uma rasteirinha.

Exercícios para alongar e diminuir a dor causada pelos saltos

186336503301971081_MH05qxP3_f• Apoie as mãos na parede e flexione a perna direita à frente e estique a esquerda, mantendo os calcanhares no chão e a ponta dos pés reta. Reveze.

• Afaste as pernas e mantenha os pés apontados para cima. Leve as mãos à ponta dos pés e desça o tronco à frente do corpo até onde você aguentar.

• De lado, coloque o pé direito sobre uma mesa que tenha a altura dos seus quadris, mantendo o esquerdo apoiado no chão, de modo que fique levemente voltado para fora. Tente levar sua mão direita até a pontinha do pé que está sobre o móvel. O braço esquerdo deve estar arqueado por cima da cabeça, na mesma direção do outro.

Gostou? Então compartilhe nos botões abaixo! ;)

Com informações de http://nova.abril.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto e o blog :)
beijos.

BACKSTAGE STUDIO disse...

Obrigada, JP!
Continue acompanhando!

bjs!