segunda-feira, 4 de julho de 2011

Você sabe a diferença entre drenagem linfática e massagem modeladora?

Muita gente se confunde na hora de escolher qual tipo de massagem fazer. Outras tantas acabam sendo ludibriadas por profissionais nem tão competentes ou que até agem de má fé. Quando isso acontece, os resultados ficam longe do alvo e a cliente fica super insatisfeita. Se este é o seu caso, fique atenta na explicação abaixo.

Vamos tentar esclarecer de uma forma simples quais a diferenças básicas entre a drenagem linfática e a massagem modeladora para que você escolha qual tratamento mais atende às suas necessidades.

A Drenagem Linfática é uma massagem específica que consiste em movimentos suaves e lentos por todo o corpo, completamente sem dor. Ela promove relaxamento muscular e sensação de bem estar, que
direciona e melhora o fluxo linfático. Exerce uma função importante em todo o nosso organismo, já que melhora a circulação sanguínea eliminando toxinas e diminuindo a retenção hídrica (inchaço), além de ativar a
oxigenação celular e nutrição dos tecidos, atuando como descongestionante.

A drenagem possui quatro funções básicas: desintoxicar, contribuir para eliminação de líquidos, ativar o sistema imunológico e atuar como analgésico. Por suas funções e por ser indolor, também é indicada em pós-operatório de cirurgias plásticas faciais e corporais, aliviando as dores, hematomas e inchaços.

Caso você sinta dor após uma sessão de drenagem, é recomendável interromper o tratamento e procurar um médico.

Já a Massagem Modeladora é uma técnica de massagem bastante ativa, que trabalha a massa muscular,
melhora a circulação e reduz as gorduras localizadas, mudando o contorno do corpo ou modelando.
Utiliza-se movimentos intensos de amassamento, realizado em todo corpo. Esse tipo de massagem tem
como finalidade esvaziar as células adiposas, que formam o tecido onde as gorduras se acumulam.

Por ser mais vigorosa, a massagem modeladora pode ser um pouco dolorida, mas o incômodo não deve persistir bem como não devem aparecer hematomas. Se isso acontecer, a profissional pode ter aplicado as técnicas erradas e a massagem está sendo prejudicial ao seu organismo. Interrompa imediatamente.

Dicas para massagens caseiras
Para quem quiser dar uma incrementada no tratamento, nossa fisioterapeuta Roberta Donati dá uma dica importante: você pode fazer uma auto-massagem.


As técnicas de auto-massagem modeladora servem para barriga, coxas e culotes. Ela promete efeito redutor, modelador, e ainda ajuda a amenizar a celulite e flacidez.

Não se esqueça de que você vai precisar de um creme ou gel redutor e de alguns minutos do seu dia para
incluir a massagem na sua rotina. Tentar fazer, no mínimo, três vezes na semana, beber bastante água e caprichar na alimentação.

Fazer movimentos circulares, deslizamento , pinchamento e rolamento em cada região. E sempre no final de cada movimento finalizar com o deslizamento direcionando na região inguinal e bombeando os gânglios linfáticos da região. (atrás dos joelhos, virilha e axilas).

0 comentários: